ARTIGOS


            
                 
COMPETÊNCIAS PARA O AGORA




" O futuro da Humanidade depende dos super-homens, capazes de se sobrepor à fraqueza, e não da integração destes ao rebanho comum dos fracos"

                                                                        Ecce Homo, F.Nietzsche, p 9.


Friedrich Nietzsche genial pensador alemão,  no século XIX se questionava sobre a essência do ser Humano e sobre o futuro da humanidade.

Nietzsche acreditava que no futuro - como expôs no seu poema-manifesto Assim falou Zaratustra (Also spracht Zarathustra), de 1883-92 - o homem (que ainda na sua época era ainda crente, submisso, preso aos valores e às hierarquias tradicionais) deveria necessariamente dar lugar ao super-homem (Übermench). Esse seria um novo "animal político" destituído da moral comum (produto de séculos da ética cristã derivada da idéias do bem e do mal), um homem capaz de gerenciar sua vida de forma não alienada e através de um pensamento livre, uma atitude de cocriador da própria vida.

Na atualidade, pleno seculo XXI, os questionamentos sobre a verdadeira essência do ser humano, a capacidade de superação de si mesmo e de construção do  futuro  nunca foram tão atuais. Retomando Nietzsche e seus questionamentos sobre os homens, como seriam os super-homens? Quando seria este futuro? Seriam estes super-homens sujeitos comuns que se diferenciaram do rebanho das massas por criar suas próprias crenças e construir um sistema de vida baseados no autoconhecimento?

Com as descobertas da física quântica e com a aplicação dela ao comportamento humano, podemos novamente repensar a teoria do super-homem de Nietzsche, sobre outro enfoque: O quântico.

Somos co-criadores da nossa realidade, somos nós os únicos responsáveis por tudo que esta no nosso mundo, seja no nosso meio profissional, familiar ou afetivo. Portanto a filosofia de homem fraco, submisso a um destino ou uma vida cheia de intempéries cai por terra. Poderíamos então pensar no Super homem descrito por Nietzsche em sua filosofia,  como nós seres humanos da atualidade? Pessoas comuns que descobrindo o poder que há em nós, a força de criação da realidade que nos cerca, trabalha por criar auto domínio mental?

Penso que sim, poderíamos. Baseado nestas novas informações quânticas, torna se urgente que cientes da responsabilidade que cada um tem com a criação da própria vida, possamos investir no desenvolvimento de novas competências .

Que competências seriam estas? Poderíamos chama-las de competências para o "agora". São elas:  Inteligencia Emocional, Capacidade de estabelecer relações interpessoais satisfatórias, controle mental, foco no pensamento, comunicação assertiva, gosto por aprender e domínio do mundo da tecnologia.

Se somos nós os  únicos responsáveis pelo sucesso ou fracasso de nossas vidas, chegou o momento de desenvolvermos "agora" tudo que temos de mais valioso: o nosso interior.

Sim, podemos nos transformar em super homens da nossa trajetória na vida. Basta investirmos em nosso crescimento e mudança interna e nos tornarmos conscientes de que estamos no mundo para construirmos a nossa  felicidade! 

Venham participar dos nossos cursos! 

Por Regina Oliveira

















  Inteligência Emocional e Autoconhecimento
                                       


                         Uma breve história "zen"

Uma vez, uma valente Samurai, assim conta a lenda, desafiou um mestre Zen para que ele lhe explicasse os conceitos de paraíso e inferno. O mestre Zen lhe respondeu, com certo ar de desprezo: " Eu não tenho tempo para responder questões como esta para alguém que não vale nada".

Tendo sua honra atacada, o samurai se possuiu de raiva e desembainhando sua espada, gritou: " Eu poderia matá-lo por sua impertinência" .

"Isto", o mestre calmamente respondeu, "é o inferno". Surpreso com a resposta, ele se acalmou, guardando sua espada e se curvou, agradecendo pelo insight provocado.
" isto", disse o mestre, "é o paraíso". 

Esta pequena história nos remete a Sócrates,Filósofo que viveu na Grécia no seculos IV , um dos homens mais sábios que passou pela humanidade, e que dizia: "Conhece-te a ti mesmo"

Quem manda nas suas escolhas? Quem decide suas reações? Você ou suas emoções?
Que tipo de emoções você escolhe abrigar em seu interior? Sim, abrigar. A maioria de nós , seres humanos, desconhecemos que podemos ser o "senhor" dos nossos destinos, dos nossos comportamentos.

Basta trabalhar em sí o autoconhecimento. Observar-se, distinguir quais emoções são preponderantes em sua tônica de vida e gerenciar as emoções.

Não permita que emoções destrutivas, raiva, medo, mágoa, frustração, impactem o seu corpo e sua vida. Invista no trabalho de desenvolver a inteligência emocional, e veja o seu mundo externo mudar.

Não temos o poder de mudar o mundo, mas temos o poder de mudar o nosso mundo interno, intimo. Quando fazemos isto a realidade, a relação que temos com o mundo todo se transforma. Os grandes sábios que passaram pela terra, todos eles de formas diferentes, apontaram para importância do autoconhecimento e do controle emocional. 

Porém vivemos em uma cultura e um mundo apenas materialista, fomos preparados e doutrinados deste cedo a somente considerarmos o exterior, as coisas palpáveis ,tangíveis. Porém o que guia realmente nossa vida é da ordem do intangível, são as energias que emanam de você, vindas das suas emoções.

Não aprendemos isto na escola, não aprendemos isto na família, por isto negligenciamos e consideramos estas questões, autoconhecimento e controle emocional, algo irrelevante. Pois saiba que não é assim! Aqui reside o nosso verdadeiro poder.  
 .
Deixamos de aprender e entender que o que move o mundo, o mundo particular e subjetivo de cada ser humano são as suas emoções. O nosso corpo, escuta as nossas emoções e quando adoecemos, os sintomas nos contam informações importantes sobre nós mesmos.

 Precisamos mudar nosso foco emocional, precisamos rever e escolher que tipo de emoções escolhemos abrigar em nosso interior.Isto é inteligência Emocional.

Invista em seu Autoconhecimento. O mundo precisa de pessoas felizes, e o caminho para isto é "Interno". 

O poder já está em você, basta descobri-lo!

Por Regina Oliveira




                     O Ponto do poder está no Presente

                                              



 Aqui mesmo e agora mesmo, nas nossas mentes. Não importa a quanto tempo tenhamos tido padrões negativos, ou uma doença, ou um relacionamento podre, ou finanças fracas, ou auto-aversão. Nós podemos começar uma mudança agora. Pensamentos que guardamos ou palavras que repetidamente usamos criaram as nossas experiências até este momento. Contudo, isso é pensamento passado. O que estamos escolhendo pensar e falar hoje, criará o amanhã e os dias seguintes.

O ponto do poder esta no presente. É aqui e agora que começamos a provocar as mudanças. Que ideia libertadora! Podemos largar os antigos padrões de pensamento neste momento exato. Por menor que seja o início da sua mudança interna, ela fará toda diferença na forma de você se comportar.

Quando era um pequenino bebe, você era pura alegria e amor. Você sabia quanto importante era, sentia que era o centro do universo. Tinha tanta coragem, pedia o que queria, expressava os seus sentimentos abertamente. Você se amava totalmente, todas as partes do seu corpo, sabia que era perfeito. E isso é a verdade do seu ser. Todo o resto são disparates que foram aprendidos durante os períodos da sua vida, e podem ser desaprendidos.

Quantas vezes dizemos: " é assim que eu sou",  ou é " assim que as coisas são", como se fossemos sujeitos fadados a ser eternamente de uma mesma forma, de um mesmo jeito, porém a nossa essência humana é vir-a-ser. Nós somos o criadores de nós mesmos, mas na maioria das vezes não temos consciência disto, e vamos acumulando crenças em nosso psiquismo que criam a realidade, e muitas vezes uma realidade difícil e sofrida.

Quando cultivamos crenças  negativas, elas criam limitações em nossas vidas. As experiências de nossas vidas espelham as nossas crenças.

 Pouquíssimas vezes nos sentamos para questionar as nossas crenças. Igualmente aquilo que  acreditamos é somente a opinião de outro qualquer, que nós aceitamos e incorporamos ao nosso sistema de crenças.  Se nós aprendemos em criança que o mundo é um lugar perigoso então tudo o que escutamos será de acordo com esta crença que aceitamos que seja verdadeira para nós. “ Não confie em estranhos”, “ As pessoas vão te enganar”, “ verdadeiras amizades são raras”, “ Os homens não são confiáveis”,” dinheiro é difícil de ganhar e fácil de perder”, etc. Por outro lado se nos ensinam bem cedo que o mundo é um lugar agradável, então acreditaremos em outras coisas: “ o amor esta em toda parte”, “as pessoas são presentes de Deus em nossas vidas”, “ o dinheiro vem facilmente para mim” e assim por diante.

Raramente nos assentamos para questionar as nossas crenças. E saiba, compreender nosso sistema de crenças e modificá-las mudará toda a realidade a nossa volta, porque de acordo com o que acredito, penso e, de acordo com o que penso, comporto. A forma como nos comportamos no mundo esta diretamente relacionada como a forma que acreditamos. Por isto para mudar o nosso mundo precisamos mudar internamente.

Pare um momento e agarre um pensamento. Em que estava pensando? Se os pensamentos modelam a vida, gostaria que este pensamento de raiva, vingança, preocupação ou negatividade modelasse a sua vida? O que quer que pensemos ou falemos, voltará para nós com formas semelhantes.

Gaste um pouco de tempo para escutar o que você fala, gaste um pouco de tempo fazendo exercícios de autoanálise. Escreva sobre isto, reflita! Deseje mudar as suas crenças, seus pensamentos e suas palavras e veja a sua vida mudar. O jeito de controlar a sua vida esta no seu poder de escolha do que pensamentos  . Que crenças e palavras  quer cultivar ?

Criar uma vida feliz e próspera esta diretamente relacionado, com criar uma mente que escolhe cultivar positividade.   Pessoas felizes e prósperas, é disto que o mundo esta precisando!

Invista em seu processo de autoanálise e auto gestão. E o mundo agradece!


Por: Regina Oliveira



      A importância do Autoconhecimento e da Construção                                                 dos Sonhos






Há muitos seres que não têm sonhos, não têm nascimento, não têm uma visão mais elevada que norteie suas ações. Se dissermos para um desses seres: ‘Pare e olhe para dentro de você, e veja o que verdadeiramente quer, quais são seus sonhos?’, a pessoa talvez descubra que nunca acreditou que pudesse sonhar. Não há uma operação mental a esse nível.

Há pessoas que simplesmente não sonham. É necessário que tenhamos capacidade de ajudar as pessoas nesse nível, para que elas tenham uma visão positiva, uma visão interna. Que elas se vejam e nasçam de forma mais positiva. E que, a partir disso, consigam avançar passo a passo.

Para algumas pessoas, poderíamos, por exemplo, dizer: ‘Você poderia aprender a ler’. Sempre há um ponto onde a pessoa começará a brilhar. Quando ela brilha, surge uma visão mais elevada de si mesma. No momento em que essa visão de si mesma acontece, uma sequência se descortina, ela descobre a fórmula mágica de sonhar e dar nascimento. As outras visões virão por si mesmas, e a pessoa seguirá em frente.

O acolhimento é o primeiro ponto, aceitar a pessoa do jeito que ela está. Ela precisa ser acolhida do jeito que vier. A partir daí, com o tempo, outros elementos são adicionados. Se não permitimos que as pessoas conectem-se como lhes for possível, com as características que tiverem, com os interesses que manifestarem, não vai funcionar.

O nascimento individual que vamos ajudar a pessoa a ter não é uma etapa simples. Trata-se de uma etapa que inclui a autoaceitação. Ela precisa aceitar-se com suas limitações — ao menos as limitações visíveis naquele momento. Isso não é fácil.

É importante reconhecer que, mesmo quando uma pessoa gera seu próprio nascimento, este nunca é individual. Ao falar de si mesma, ela está, de fato, citando processos de relação com os outros e com o mundo. Por isso, quando a pessoa tem o autonascimento, é essencial que o grupo aceite o renascimento que ela se deu, é crucial que isso seja possível,

Autoconhecimento, capacidade de Sonhar, de reinventar a si próprio e a vida, fatores essenciais para a construção de uma vida próspera, saudável e feliz! Nós merecemos!!

—Lama Padma Samten no livro "Mandala do Lótus",  Adaptado por Regina Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário