Bem Estar, Saúde e Metafísica.

                                        PAZ , SAÚDE E METAFÍSICA

 Pessoal, o objetivo desta página é comentar de forma clara e simples , temas relacionados com a nossa Saúde Psíquica.

                              E o tema de hoje será:

            DEPRESSÃO, UMA VISÃO METAFÍSICA





A depressão esta sendo considerada o mal do século. Quase uma epídema  pois está presente na vida de ricos e de pobres, velhos, adultos e crianças. Não faz distinção de classe social ou de cor de pele. Pessoas bem sucedidas ou não,  estrelas famosas ou pessoas que vivem no anonimato todos podem se tornar seu alvo.

Mas como entender este Transtorno?

Na verdade, existe explicação para isso, mas ela não vem unicamente do paradigma materialista da psiquiatria. Neste paradigma, a depressão é vista como um fenômeno afetivo  biológico e ambiental.

Numa publicação encontrada na internet, um famoso Psiquiatra especializado pela USP, encontramos a seguinte definição: " A depressão é uma doença, no sentindo amplo da palavra, tão biológica quanto a hipertensão ou a diabete, ou até mesmo uma fratura.  Muitas vezes é pior, por ser mortal e  poder levar o paciente ao suicídio"

Este é um conceito limitado ao paradigma materialista  médico atual que desconsidera a alma humana.

Vamos agora a explicação metafísica da depressão;

Metafísica é um ramo da ciência com enfoque mais filosófico. Metafisico, significa  o que esta além do físico, além da matéria.  É um enfoque que considera o ser humano muito mais do que corpo físico, somos um sistema complexo, que envolve: corpo, emoções, sentimentos e consciência.

Este enfoque mais se aproxima com o enfoque da física quântica, que aponta a consciência como a organizadora e estruturadora do corpo .

Na visão da metafísica, a depressão é um sinal. Uma comunicação vinda de dentro da nossa alma, ou consciência, que indica que estamos vivendo um momento de intensa insatisfação e contrariedades com a nossa natureza interior. A depressão é uma pressão do nosso ego racional sobre os nossos desejos e aspirações da alma. Nossa alma indica um caminho que precisamos mudar a direção da nossa vida, mas o nosso ego insiste em manter aquele mesmo tipo de vida, aquele mesmo tipo de comportamento, e esta inflexibilidade, esta negação da nossa alma causa uma profunda tristeza, nos desconectando do prazer de viver.

Nesta perspectiva metafisica a depressão como todas outras doenças, não é algo que surge na vida dos sujeitos de forma aleatória. Mas surge na vida dos sujeitos como uma comunicação, um sinal. Sinal de que estamos pegando a " contra mão" da nossa vida. Nos mantendo em comportamentos, pensamentos , relacionamentos ( conosco mesmo ou com o próximo) que por não serem os caminhos que deveríamos trilhar estão nos adoecendo, nos entristecendo profundamente. Insistindo em ser o que não somos e a persistência em fazer aquilo que não é da nossa natureza faz com que nos sintamos tristes e frustrados e a negação em dar atenção a este sentimento gera uma imensa pressão interna, quase insuportável, levando os sujeitos a terem pensamentos extremamente negativos, muitas vezes acompanhados de sentimentos de desistir da vida.

Qualquer que seja a motivação embutida na depressão, a causa  esta na alma humana ( ou na consciência, falando uma linguagem quântica) que não esta sendo considerada nas escolhas e decisões tomadas na vida.

 A tônica da vida, seja ela em qualquer instância é movimento fluir flexibilidade  e não estagnação.

Esse enfoque, nos torna responsáveis, não culpados, por tudo que  nos acontece  inclusive os sintomas. Nos colocando em posição também de quem tem o poder para reverter este quadro, não somente silenciando os sintomas ( com o uso de remédios, que claro em alguns casos são necessários) mas escutando o grito de socorro que vem da nossa alma e nos movendo em direção a cura.

Responsabilizar-se por nós mesmo, nos encararmos de forma amorosa e benevolente, Escutar  os nossos sintomas e buscar ajuda no nosso processo de transformação pessoal . Enfim caminhar com menos resistência em busca de novas posturas e formas de olharmos a nos mesmos e a vida!

Reconectar! Afinal, como diz Caetano: " Gente nasceu foi prá brilhar e não para morrer de forme"

Por Regina Oliveira

Leia mais em :
A doença como caminho ( DETHLEFSEN, THOWALD)    editora saraiva








Nenhum comentário:

Postar um comentário